Facebook: O que seu perfil revela sobre sua personalidade

By | quinta-feira, janeiro 19, 2012 Leave a Comment
Um estudo do departamento de psicologia da Universidade do Texas divulgado pelo site ReadWriteWeb revelou que os perfis das pessoas no Facebook são muito parecidos com a personalidade que elas apresentam na vida real.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um grupo de pessoas responder a um questionário sobre sua própria personalidade, e depois compararam os resultados com as informações dos perfis do Facebook, como os números de fotos no perfil, os grupos a que o usuário pertence, a quantidade de posts no mural, e o total de amigos.
O resultado foi uma relação clara entre a personalidade sugerida pelo teste e a representada no Facebook: os mais extrovertidos apresentaram mais amigos e mais interações na página da rede social.
Parece meio óbvio, né? Mas não é, não. A pesquisa mostra que, diferente do que muitos imaginam, as redes sociais não apresentam uma fuga da realidade, e sim uma extensão dela. Mais do que isso, os pesquisadores acreditam que a “personalidade virtual” está ficando cada vez mais atrelada à “personalidade real”, e que isso deixa a linha entre o mundo real e o mundo virtual cada vez mais tênue.

Eu tenho as minhas dúvidas, e acho difícil concordar totalmente com isso. Observando os perfis de alguns amigos na rede social é fácil constatar que a pesquisa faz sentido, mas não completamente. É claro que cada um deixa ali um pouquinho do que gosta e do que pensa. A diferença é que na página social todo mundo só revela o que quer. Todo mundo ama todo mundo, todos fazem correntes de fraternização e etc. E o que cada um tem de pior? Onde fica? Fica escondido né. Não sei, não, mas na minha opinião essa pesquisa de fato, distorce o real do virtual.
E você? Revela totalmente sua personalidade nas redes sociais?

0 comentários:

Postar um comentário