Erros ensinam mais que os acertos

By | quarta-feira, setembro 15, 2010 Leave a Comment
Enquanto o sucesso em uma empreitada é bem mais doce do que a falha, um estudo da Universidade do Colorado aponta na direção inversa: os erros são muito mais eficientes para o aprendizado em longo prazo.

Vinit Desai, autor do estudo publicado no periódicoAcademy of Management Journal, observou empresas do ramo aeroespacial – onde a falha custa caro e é evitada ao máximo – para formular suas hipóteses.
Desai e Peter Madsen, outro pesquisador que contribuiu com o estudo, afirmam que essas organizações sociais não só aprendem mais com o fracasso do que com o sucesso, como também mantêm o conhecimento por mais tempo. Os pesquisadores afirmam ainda que o sucesso também pode ocorrer com os acertos, e o estudo não defende a falha como único modo de se aprender.
“O conhecimento que vem com um sucesso é mais fugaz, rapidamente é descartado ou os concorrentes chegam a resultados similares. Já o aprendizado conseguido com o fracasso dura anos. Claro que as organizações preferem focar no sucesso e ignorar as falhas em um processo: isso se dá, no caso da maioria das empresas, pelo descarte de empregados envolvidos em um fracasso. Na verdade deveriam ver uma grande oportunidade de aprendizado”, diz Desai.
Quando uma companhia falha e procura as soluções para que isso não volte a acontecer, as pessoas envolvidas passam a trabalhar com um novo paradigma, que normalmente é mais aberto a novas ideias, aponta o pesquisador. As companhias aéreas, por exemplo, têm regras rígidas para segurança e que foram desenvolvidas após falhas monumentais. E isso diminuiu drasticamente o número de acidentes envolvendo aviões (o que não quer dizer que novos problemas apareçam e sejam usados para melhorar ainda mais os produtos e as organizações).
“A implicação mais significante de nosso estudo é que não se deve ignorar ou estigmatizar pessoas envolvidas com o fracasso. Ao contrário, é preciso desenvolver modos de aprender com essas oportunidades, encorajando a investigação do problema e tirando todas as informações disponíveis sobre o ocorrido”, finaliza.
-
com informações da University of Colorado/Denver

0 comentários:

Postar um comentário