Mulheres perdoam mais do que os homens

By | terça-feira, março 01, 2011 Leave a Comment

Uma pesquisa sobre as diferenças emocionais na hora de perdoar, realizada pela Universidade do País Basco (UPV), na Espanha, observou como pessoas mais velhas têm mais facilidade em perdoar do que as crianças, enquanto as mulheres perdoam mais do que os homens.
Mulheres perdoam mais do que os homens“Este estudo tem grande aplicação para o ensino de valores, porque nos mostra que razões levam as pessoas a perdoarem, homens e mulheres, e a concepção popular do perdão”, disse Maite Garaigordobil, co-autora do estudo e professora titular da Faculdade de Psicologia da UPV.
Os resultados, que foram medidos através de uma escala padrão que avalia a capacidade de perdoar (intitulado CAPER), e um outro índice também padronizado que avaliava perdão e fatores facilitadores (conhecido como ESPER), mostram que existem diferenças nos motivos que incentivam o perdão, que variam de acordo com a idade e o gênero.
“Um fator decisivo na capacidade de perdoar é a empatia, e as mulheres têm uma maior capacidade empática do que os homens “, diz Carmem Maganto, também co-autora do estudo e professora titular na Faculdade de Psicologia da UPV.
O que leva ao perdão?
Os autores do estudo dizem que os pais que perdoaram mais ao longo da vida têm mais capacidade de perdoar em “todas as áreas”. Pais e filhos usam definições similares para o perdão. “Sem rancor para reconciliação”, “compreensão” e “empatia” são os termos mais usados. Por outro lado, os motivos que levam ao perdão são diferentes. Enquanto as crianças acreditam que “se perdoa com o tempo”, os pais apontam razões para o fato, como “arrependimento” e “justiça”.
Já, com relação a gênero, existem grandes diferenças. Homens e mulheres acreditam que “não ter rancor” é a melhor definição para o perdão, porém os homens dão mais importância a esta característica.
Não guardar mágoas é a chave
O estudo, que foi realizado com a colaboração de 140 participantes (pais e filhos com idades entre 45 e 60, e 17 e 25 respectivamente), destaca duas condições fundamentais para uma pessoa ser perdoada. A primeira seria a pessoa que ofende “mostrar remorso” e a segunda seria a pessoa ofendida “não guardar mágoas”
Os especialistas dizem que o ambiente familiar tem um papel fundamental na transmissão de valores éticos. “Este resultado é particularmente interessante em situações onde as famílias estão em crise e não se pode esperar nenhuma educação básica em termos de valores. Este comportamento é transferido para a escola”.
A pesquisa abre muitas perguntas para os pesquisadores que acreditam ser necessário estudar o papel que o perdão desempenha em tratamentos psicológicos, especialmente entre vítimas de abuso sexual, maus-tratos físicos e psicológicos e infidelidade conjugal.
-
Com informações do FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología) e Uol.

0 comentários:

Postar um comentário