O fim de um relacionamento dói mais que uma traição?

By | domingo, maio 01, 2011 Leave a Comment

Por que algumas mulheres aceitam continuar casadas com seus maridos após descobrirem que foram traídas?

E olha que essa traição nem sempre acontece uma única vez. O comportamento se repete, e se torna até rotineiro. Mesmo assim algumas mulheres, cientes dos deslizes do marido, aceitam, superam e até perdoam a atitude para manter o casamento e evitar uma possível e dolorosa(aos olhos delas) separação. 



- Fazendo esse tipo de trabalho a um bom tempo e sempre lidando com o tema 'relacionamento', tive a oportunidade de conhecer e acompanhar muitas histórias de mulheres que sabem das traições do marido e mesmo assim pedem para ele não sair de casa, isso mesmo os filhos sendo grandes. Tudo isso segundo elas para não desmanchar a família.


Acredito que o receio do divórcio nesse caso pode ser explicado pelo papel que o companheiro representa na vida da mulher. 
- Para algumas, o casamento tem o objetivo direto de proporcionar prazer e realizar os seus sonhos. Sendo assim, as separações costumam acontecer de forma bem mais objetiva. Após a separação o casal vive aquele momento de tristeza, que é natural, mas logo depois os dois são maduros o suficiente para entender e compreender que será possível reconstruir a vida sem estarem juntos.
- Mas a situação já se complica quando o companheiro representa uma dependência, uma sustentação emocional para a mulher. Nesse caso ela o vê como se ele fosse sua segurança financeira. Depois da separação, ocorre um vazio e uma desorganização mental e orgânica que podem levar a depressão. (Isso é bem comum em pessoas que tiveram relações carentes com os pais, elas abrem mão de tudo na vida adulta por alguém que cuide delas)
Algumas mulheres são tão dependentes emocionalmente de seus parceiros, que se elas não tiverem uma companhia masculina, elas se sentem rebaixadas, como se ninguém as quisesse.


Alguns homens também são emocionalmente dependentes


E isso não é um problema exclusivo delas, também existem muitos maridos dependentes emocionalmente de suas parceiras - inclusive aqueles que as traem não são capazes de se imaginar sem as suas esposas. Para eles na relação a parceira é vista como a 'mãe dos seus filhos' a mulher ideal para se ter em casa cuidando dos afazeres domésticos, sendo assim a sua busca sexual acaba se transformando em uma procura externa, eles buscam o prazer fora de seu casamento. 
Assim, a decisão de separação, depois da traição, costuma vir só se ele se envolve emocionalmente com alguém, além de sexualmente - o que é bem raro.


O casamento sobrevive a uma traição?


Vários estudos feitos por especialistas mostram que o relacionamento nunca mais será o mesmo depois que uma traição for descoberta. É um erro que fica presente e vivo durante todo o convívio do casal, e que em alguns momentos virão a tona em brigas e discussões. É possível superar? Acredito eu que sim.
Caso o casal tenha interesse. é visto que será necessário uma conversa onde os problemas do cônjuge já existentes serão expostas para uma possível analise pessoal de cada um a respeito do seu comportamento dentro do relacionamento em si. A terapia, nesses casos, também é uma ajuda recomendada.

Dr.  Relacionamento / Henrique Moscoutti

    0 comentários:

    Postar um comentário