Saber se perdoar: o segredo que pode ajudar a superar divórcio

By | sábado, novembro 19, 2011 Leave a Comment

O fim de um relacionamento nunca é fácil. Mas enquanto uns superam esta fase sem grandes sofrimentos, outros permanecem por bastante tempo tristes sem conseguir “deixar para trás” o que passou. O que explica esta diferença? Autocompaixão. É o que mostra um estudo publicado no periódico Psychological Science.
No estudo, autocompaixão foi definida como a combinação de bondade para consigo mesmo, compreensão de que perdas e rompimentos acontecem com todos e habilidade de deixar as emoções dolorosas passarem.
“A autocompaixão pode promover resiliência e resultados positivos na hora de enfrentar um divórcio”, diz o psicanalista David Sbarra, que liderou o estudo com pesquisadores da Universidade do Arizona.
O estudo envolveu 105 pessoas, entre homens e mulheres, com idade média de 40 anos. Todos eram recém-divorciados (há quatro meses aproximadamente) vindos de relacionamentos que duraram em média 13 anos. Na primeira visita, eles tiveram 30 segundos para falar sobre o ex-companheiro e quatro minutos para falar sobre seus sentimentos e pensamentos sobre o fim da relação.
Codificadores treinados ouviram as gravações e mediram os níveis de autocompaixão com base em uma escala. Os participantes também fizeram parte de outros testes para analisar traços de personalidade como depressão. Depois da visita inicial, os pesquisadores voltaram a entrevistar os participantes três, seis ou nove meses depois da primeira visita.
Como esperado, as pessoas com alto nível de autocompaixão no início da pesquisa superaram mais rápido e estavam melhor depois de alguns meses. Como esses dados podem ajudar as pessoas a enfrentarem um término de relacionamento?
“Não é fácil dizer para uma pessoa ser menos ansiosa. Você não pode mudar sua personalidade tão facilmente. Sabemos também que as mulheres superam perdas melhor do que os homens. Mas você também não pode mudar o seu sexo. O que você pode mudar é a sua postura em relação à sua experiência”, avalia Sbarra. “Compreender a sua perda como parte de uma experiência humana maior ajuda a amenizar os sentimentos de isolamento. Ajuda também a sentir menos ciúme ou raiva, não ficar fazendo julgamentos ou ruminando o passado”, finaliza.
-
com informações da Association for Psychological Science

0 comentários:

Postar um comentário