Dependência do Facebook preocupa mais que vício em sexo e cigarro

By | sábado, setembro 10, 2011 Leave a Comment
Novas tecnologias com acesso à rede seria agravante


Vício em rede social preocupa internautas: Um estudo divulgado pela empresa americana de tendências "The Internet Time Machine" revela que a dependência do Facebook é um dos assuntos mais procurados na web.

A expressão chega a ser mais buscada do que dependências de sexo e cigarro. Isto aponta que as pessoas têm procurado ajuda para lidar com os problemas virtuais.

"O aumento dos meios de comunicação e a necessidade de estar em contato com atualizações de status ou tweets, criou um problema para pessoas com personalidades aditivas", diz o relatório da empresa que também cita o uso de novos dispositivos eletrônicos como celular e tablets como agravantes dos sintomas.

O vício foi intitulado como Facebook Addiction Disorder (FAD), uma pertubação de ordem psicológica que é derivada do termo Internet Addiction Disorder, condição determinada em 1995 pelo psiquiatra americano Ivan Goldberg, diagnóstico detectado a a partir de horas gastas por uma pessoa na rede.

De acordo com Joanna Lipari, psicóloga da clínica da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, é possível identificar a presença da doença avaliando um conjunto composto por cinco critérios:


1 - Perder o sono por causa do Facebook

Acessar a rede social se torna um ato compulsivo. Isto faz com que o indivíduo passe noites inteiras conectado, ficando exausto para encarar a rotina no dia seguinte.

2 - Gastar mais de uma hora por dia conectado à rede
Segundo a psicóloga, é difícil definir quanto torna o uso do Facebook demasiado, mas que a média normal seria gastar meia hora no site.

3 - Obsessão para encontrar pessoas
Procurar ex-namorados, pessoas do passado com quem quer reatar contato ou ainda sobre as quais quer investigar a vida.

4 - Trocar o trabalho pelo site
Ignorar o trabalho e favorecer o acesso ao Facebook ao invés de cumprir suas tarefas.

5 - Não conseguir ficar sem acessar
A possibilidade de estar em um lugar sem acesso causa estresse e ansiedade. O teste considerado por grupos de apoio pede que a pessoa fique até 24 horas longe do Facebook.



com informações do THE INTERNET TIME MACHINE

0 comentários:

Postar um comentário