Jovens comprometidos são menos violentos

By | sábado, setembro 10, 2011 Leave a Comment
Pesquisa constatou que relacionamentos sérios influenciam adolescentes


Fatores externos influenciam mais os jovens entre 16 e 18 anos 


Pais costumam ficar um pouco preocupados com o namoro dos filhos. De acordo com um estudo recente, no entanto, melhor comemorar os relacionamentos: segundo pesquisa, jovens que são sexualmente ativos em um relacionamento sério são menos violentos e menos propensos a comportamentos deliquentes.

O estudo foi elaborado por uma equipe de psicólogos dos Estados Unidos, liderada por Paige Harden, da Universidade do Texas, e Jane Mendle, da Universidade do Oregon, e foi publicado na revista “Journal of Youth and Adolescence”. A equipe registrou níveis mais baixos de comportamento antissocial em jovens inseridos nesse contexto, em comparação aos jovens virgens. O mesmo não vale, no entanto, para adolescentes que têm relações sexuais casuais porque esses mostraram níveis mais elevados de comportamento antissocial em comparação a outros grupos.

A equipe de psicólogos se valeu de questionários online preenchidos por 519 gêmeos do mesmo sexo, todos norte-americanos, com idades entre 13 e 18 anos. Comparando-os, puderam controlar as variáveis genéticas e ambientais compartilhadas pelos gêmeos. As perguntas remetiam à atividade sexual dos participantes e comportamentos deliquentes. E faziam parte do “Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente” (“National Longitudinal Study of Adolescent Health”), que acompanhou o grupo da adolescência à idade adulta.

Nos adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, foram descobertos genes que influenciam o comportamento sexual por estarem relacionados à extroversão, impulsividade e puberdade precoce, podendo predispor os jovens a contextos de risco. Já nos adolescentes com idades entre 16 e 18 anos, fatores externos como nível social, relação familiar e sistema escolar demonstraram mais influência na prática do sexo casual.



com informações da revista JOURNAL OF TOUTH AND ADOLESCENCE 

0 comentários:

Postar um comentário