Será que seu namoro é uma cilada?

By | terça-feira, setembro 06, 2011 Leave a Comment

Aprenda a identificar se a relação está te fazendo mal e saiba como sair dessa situação


Casal feliz
Aprenda a identificar se seu namoro é uma cilada
Foto: Getty Images

Ele jura amor eterno, mas vive magoando você... Cuidado - está na hora de descobrir se está vivendo uma relação tóxica e dar jeito nisso


Ciumento
Apesar de amoroso, implica com seus amigos. Detesta que você saia e simplesmente não confia em ninguém
Por que isso acontece?: Confundido com amor e zelo, o ciúme em excesso tende a ser destrutivo e está intimamente ligado à insegurança. "Não se trata de você dar motivos para desconfiança, mas da paranoia do outro, que seria possessivo em qualquer relação", diz psicóloga Cecília Zylberstajn.
Mãos à obra: se a competição dele impede você de fazer algo, há um problema grave. Procure, então, ajudá-lo a se sentir seguro, mas sem abaixar a cabeça para todas as exigências. "Não é fácil, pois ciumento sabe como ninguém se colocar como vítima", alerta a psicóloga Valéria Meirelles.


Competitivo
Apesar de carinhoso, seu homem não deixa de lembrá-la que ele ganha mais, que tem mais amigos, que estudou mais...
Por que isso acontece?: Em geral, o homem que deseja se sentir sempre por cima é inseguro. E ao colocar-se como melhor do que a parceira, ele garante a sensação de que jamais será deixado por ela.
Mãos à obra: "Um pouco de competitividade pode ser até bom, desde que signifique ter 'também' alguma conquista do outro", explica Cecília. Mas nada além disso, pois relação amorosa depende da cooperação. Por isso, se você acha que o rapaz vale a pena apesar desse "defeitinho de fábrica", pare de dar corda a esses comentários. Assim, ele não terá com quem competir.


Isolador
Tem na ponta da língua uma desculpa para não sair. Se você decide ir sozinha, dá um jeito de fazê-la se sentir culpada
Por que isso acontece?: Tal postura pode ser um traço da personalidade, mas a psicóloga Valéria Meirelles ressalta que talvez sinalize problemas - a depressão, por exemplo. Fique atenta!
Mãos à obra: se o comportamento for recorrente, deixe claro que vocês precisam fazer programas diferentes de vez em quando para manter a relação viva. "O ideal é achar um meio-termo e não um programa que 'piore' o outro", detalha Cecília. Agora, caso isso agrave ainda mais a resistência do rapaz ao mundo exterior, é preciso procurar a ajuda de um especialista.


Depreciador
Faz questão de ressaltar suas gordurinhas, critica o seu cabelo, reclama que você fala alto ou baixo demais...
Por que isso acontece?: Tudo bem um parceiro preocupado com sua saúde e bem-estar tecer críticas... Desde que construtivas. As observações não podem jamais ter tom depreciativo ou humilhante. "Esse comportamento é uma estratégia inconsciente. Por meio dela, o homem faz a mulher acreditar que é realmente burra, feia ou gorda. Ela fica, então, grata por ter um par que - olha que bonzinho! - gosta dela mesmo assim", explica Cecília.
Mãos à obra: o ideal é cortar essa atitude já na primeira manifestação. "Quando ele fizer alguma crítica que ofenda ou incomode você, expresse sua insatisfação. Mostre que a intenção dele pode até ter sido boa, mas que a abordagem a magoou", defende Valéria. A mudança deve partir de você. Para a psicóloga Lana Harari, é preciso se valorizar antes de exigir mais respeito do parceiro. Então, não tema eventuais reações de bravura ou ameaças de deixá-la por isso. Se ele é preocupado com você, tentará nunca mais rebaixá-la novamente. Caso o diálogo não tenha efeito, avalie se vale a pena ficar nesse relacionamento que, acredite, só a fará sofrer.

Conteúdo do site  VIVAMAIS

0 comentários:

Postar um comentário