O que está sabotando sua dieta? (parte 2)

By | segunda-feira, julho 12, 2010 Leave a Comment

Comer demais pode ser reflexo da escolha errada dos pratos ou da arrumação da cozinha, algumas vezes. Até mesmo a luz pode influenciar no quanto você come, diz uma pesquisa publicada no periódico Annual Reviews of Nutrition.

Abaixo, alguns sinais do que pode estar errado na sua casa e algumas dicas simples que podem ajudá-lo a ficar mais atento à dieta:
4. Seus copos são muito largos
As pessoas se servem mais vezes quando usam copos menores e mais largos do que quando estão com copos mais altos e finos. Isso porque nós costumamos olhar para a altura da coluna do líquido para basear a quantidade ideal da porção servida. Em um ano, é possível diminuir em muito a quantidade de refrigerante ingerida, somente mudando o formato dos copos.
Dica: use copos largos e baixos para beber água e longos e finos para consumir refrigerante ou sucos adoçados. Um copo a menos por dia de refrigerante, digamos, pode fazer você deixar de engordar até 400 gramas em seis meses.
5. Menor a embalagem, menor o consumo
Embalagens maiores podem fazer você economizar mais dinheiro, mas comprar embalagens muito grandes de cada produto que você consome também vai fazer que você prepare mais comida e, portanto, coma mais. Pesquisas apontam que, em média, as pessoas cozinham porções até 20% maiores quando usam produtos de embalagens grandes. Isso porque a sensação de que caso o produto, depois de aberto, não seja consumido e irá estragar, é natural na maioria das pessoas. Quase ninguém nota isso. Fazendo mais comida, você vai comer mais (pelo mesmo motivo: sensação de que o alimento se perderá).
Dica: quanto maior a embalagem, mais você vai querer consumir rapidamente, então, prefira os produtos embalados em sacos e latas menores. Se é apenas pra ter quantidade e sensação de fartura, opte por comprar mais frutas ou verduras frescas. Assim você vai fazer questão da salada em todas as refeições, por exemplo.
6. Não use potes transparentes
Apenas ver comidas tentadoras já faz as pessoas ficarem famintas. Isso é causado pela dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer e que é liberado assim que você vê algo pronto para ser devorado.
Dica: prefira potes opacos e não os deixe à mostra. Além disso, tenha sempre alguns “snacks” saudáveis que sirvam de distração com baixas calorias.
7. Não sirva na mesa
Se você tem as vasilhas de comida à sua frente, você só vai parar de comer quando elas estiverem vazias. Deixe-as na pia ou no balcão da sua cozinha. Assim, você vai ter de levantar toda vez que quiser se servir (isso já é um pequeno gasto calórico) e quando acabar o prato não vai ficar desejando aquele último pedaço ou porção que ficou sobrando. Além de tudo, você não corre o risco de ficar solteira (lembrando o ditado popular).
Dica: faça como no restaurante: monte o prato de uma forma esteticamente agradável e se concentre naquela quantidade. E use a salada como válvula de escape: essa sim você pode abusar e repetir quantas vezes quiser (desde que o molho seja light).
informações da Redação/ OQueEuTenho?/UOL

0 comentários:

Postar um comentário