A Vida na Ficção: 'Sim senhor!'

By | quarta-feira, julho 14, 2010 Leave a Comment

'Sim senhor' é o filme que vamos sugerir essa semana para você!
Esse filme narra a história de Carl Allen, interpretado por Jim Carrey. Carl é um homem recém-separado que passa por um período de depressão, (natural pós-término) e se fecha para o mundo, com a esperança de proteger-se dos perigos e dos ferimentos que a vida pode provocar. A frase “gato escaldado tem medo de água fria” retrata bem esse tipo de defesa.
00 Yes Man 07 Psicologia nas Telas: Sim senhor!
Para defender-se e proteger-se das pessoas, ele inicia uma filosofia do “NÃO”. Trabalha em um banco e raramente aprova um empréstimo, nega convites, parece que uma parte sua está em coma.
O tempo passa e Carl é levado a uma palestra que prega a filosofia do “SIM”. O palestrante Terrence Bundley, interpretado por Terence Stamp, lembra muito alguns pastores persistentes e contagiantes que vão ao encontro de pessoas com falta de energia, que estão sofrendo, sentindo angústias. Em vez de propor um mundo além deste, melhor e que compensará o sofrimento, ele propõe uma nova atitude neste mesmo mundo: dizer SIM a tudo.
00 yes man 20080819041735144 6 Psicologia nas Telas: Sim senhor!Carl inicia sua jornada até encontrar o equilíbrio entre o sim e o não, entre o que realmente quer que entre em sua vida, de que maneira e, se for preciso dizer não, dirá, mas está mais disposto a correr o risco. O risco reside em encontrar um amor que pode machucá-lo como o anterior, mas ele poderá usufruir novamente do azedinho doce da vida (essa é pra quem passou pelos anos 80) e que faz “a vida valer a pena”.
Como no filme Asas do Desejo, do diretor Wim Wenders, o anjo deve decidir se quer ser mortal, viver os prazeres da vida, mas, em contrapartida, enfrentar as doenças do corpo e da alma ou não viver nem uma nem outra e ter a “vida” eterna (ou seria morte eterna?). O dilema é o mesmo: entrar na vida, deixar-se conhecer, experimentar novidades, testar os próprios limites ou permanecer em uma zona de conforto onde não há riscos, nem muito ganho nem muita perda?
00 wings of desire Psicologia nas Telas: Sim senhor!Quando dizemos sim podemos querer dizer muitas coisas. Não dizemos tudo que queremos, pagamos um preço alto por dizer coisas em determinadas circunstâncias ou expressar nossos sentimentos. O mais difícil dessa tarefa é separar o que gostamos do que não gostamos, o que é nosso, o que é uma repetição de padrões familiares e, dentro disso, o que queremos para nossa vida e o que queremos transformar, modificar.
Precisamos conhecer nossos reais prazeres, nossos reais limites para poder verbalizá-los e vivenciá-los com verdade. A cruel e doce verdade da vida.

0 comentários:

Postar um comentário