10 dicas para evitar Brigas no Ambiente de Trabalho

By | quinta-feira, julho 08, 2010 1 comment
Discussões são habituais, mas podem prejudicar profissionais e levar à demissão


Diante desse cenário comum e que vai até a casos extremos, que podem deixar a convivência no ambiente de trabalho insuportável, alias abordamos esse tema no post anterior - Vingança: um sentimento que pode tornar o ambiente de trabalho insuportável
Claro que isso é todo um processo que começa nas discussões, que consequentemente evolui para a vingança: - 'Ah fulano fez isso comigo, agora ele me paga!', e que ao longo da evolução desse processo só tende a piorar. 
Podemos até adicionar um agravante nesse processo todo, que é a disputa no ambiente de trabalho. O que é alias no meu ponto de vista é saudável, mas quando em alguns casos ela está acarretada a outros sentimentos de raiva e vingança, isso pode prejudica-la. Esses dois sentimentos juntos, raiva e o ódio podem 'cegar' uma pessoa fazendo com que ela tome atitudes para destruir alguém que ela acredita ser o algoz.


Segue 10 dicas para você evitar essas brigas e ter uma boa convivência no ambiente de trabalho:



1) Etiqueta é educação e educação é respeito ao próximo: Portanto, tenha etiqueta e respeite todos os seus colegas de trabalho, sejam eles seus superiores, seus pares ou seus subordinados. Respeito é bom e conserva o emprego.
2) Seja paciente: Caso faltem com o respeito em relação a você, procure não revidar na mesma moeda. Ao contrário, seja paciente e demonstre respeito mesmo para com quem não tem costume de respeitar o próximo.
3) Seja prudente e aja com inteligência: Principalmente se sentir que estão tramando contra você ou agindo às suas costas. Infelizmente é normal situações destas acontecerem no ambiente corporativo. Cuidado! Muitas vezes, tudo o que você não pode fazer nestas horas é perder a paciência ou o controle. Respire fundo e aja com cautela e sabedoria.
4) Em particular, procure seu desafeto: Em casos em que você e outra pessoa do seu ambiente de trabalho não estão se dando bem, procure-a e, em particular, exponha o problema que os aflige. Mesmo que esteja com ele entalado na garganta, busque uma linha de harmonia e entendimento. Acredite, muito melhor ter o seu desafeto alinhado com você do que não tê-lo.
5) Direcionar a raiva a alguém é desperdício de energia: O controle emocional é muito importante para evitar brigas. Caso esta aconteça, é pior descontar a raiva nas pessoas, pois a falta de equilíbrio ocasiona a dificuldade de lidar com a pressão por resultados e com diferentes opiniões.
6) Perdoar: Desculpar alguém é o melhor caminho para um relacionamento saudável com os colegas de trabalho. É uma forma de exercer o auto-respeito e prospectar uma consideração futura por parte daqueles que provocaram mágoas ou decepções.
7) Maturidade: Deixar de lado questões pessoais sempre é difícil, mesmo no ambiente profissional. No entanto, é necessário tentar ao máximo não misturar as coisas. Se a discussão foi gerada por motivos fora do trabalho, deve haver maturidade para saber que o problema não vai ser resolvido dentro da empresa.
8) Avaliar o próprio comportamento: Situações conflitantes são boas a uma auto-reflexão para rever alguns valores e avaliar as próprias atitudes que podem ser mudadas. Esse exercício leva à humildade e ao perdão.
9) Expor os sentimentos com bom-senso: O controle emocional e o autoconhecimento fazem com que a pessoa deixe claro seu ponto-de-vista sem machucar ou ser insensível com a parte envolvida. Essa maneira facilita o caminho para a reconciliação.
10) Em último caso, fale com seu superior: Caso já tenha tentado se entender com seu desafeto de diversas maneiras, mas nenhuma delas deu resultado, talvez seja bom expor isso a seu superior, não com o intuito de fofocar sobre ele, mas para proteger sua imagem. Se pensa em fazer isso, é prudente informar antes ao seu desafeto que você irá falar com seu superior.

Um comentário: Leave Your Comments

  1. Otima dica espero aparecer mais aqui muito bom mesmo. visita meu blog tb.

    www.l30legendas.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir