Compartilhar tempo com os filhos garante a saúde na idade adulta (parte 2)

By | quarta-feira, julho 14, 2010 Leave a Comment

A importância dos pais e cuidadores para o desenvolvimento infantil saudável e na manutenção da saúde para o resto da vida é conhecida pela maioria das pessoas. Saiba como esse processo acontece e os benefícios para a criança em longo prazo.

Nesta segunda-feira(12), na 1ª parte (Compartilhar tempo com os filhos garante a saúde na idade adulta - parte 1) desta matéria falamos sobre: Como cuidar dos filhos do Nascimento a Adolescência.

- Hoje vamos continuar falando da importância e dos cuidados dos pais no desenvolvimento infantil de uma criança, e os benefícios para essa criança a longo prazo.





  • Lidar com as adversidades


O apoio da família, dos pais e dos cuidadores é importante para ajudar as crianças e os jovens a lidar com as adversidades, especialmente se envolve algum tipo de estigma – socioeconômico, racial, de gênero, cultural ou relativo a problemas de saúde ou com o próprio peso. Pesquisas mostram que quando crianças negras são educadas para lidar com o racismo, identificando os valores positivos de sua herança cultural, elas sofrem menos com atos de preconceito. Esse processo mostrou aumentar a autoestima e rendimento escolar, além de reduzir os efeitos da depressão que atinge grupos étnicos específicos ou minorias culturais.
Da mesma forma, jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que são acolhidos e aceitos pelos pais também mostram um desenvolvimento saudável durante a adolescência, mostrando maior autonomia pessoal e fazendo planos para o futuro de forma mais positiva, além de terem menor incidência de depressão e ansiedade.
  • Avós


O papel dos avôs e avós no desenvolvimento saudável das crianças não pode ser esquecido. Um estudo recente concluiu que quanto maior o tempo de convivência das crianças com os avôs e avós melhores as habilidades sociais e menores os problemas de comportamento entre as crianças, especialmente naquelas com pais ou mães solteiros ou que vivem com famílias adotivas.
O mesmo estudo mostrou que crianças e adolescentes, filhos de pais separados, mas que conviviam com os avós, eram mais confiantes e se sentiam mais reconfortados do que aqueles sem relacionamento com os pais de seus pais. Laços afetivos com membros da família, mesmo que não diretos, também ajudam os jovens a terem maior equilíbrio emocional.
  • Rituais familiares


Os rituais familiares também são outro fator que contribui para o equilíbrio da saúde das crianças. Rotinas são importantes para a vida em família. Há cada vez mais evidências científicas de que o bem-estar e a saúde dos filhos dependem da quantidade do tempo que a família passa junta e isso inclui os horários das refeições, por exemplo.
Fazer as refeições juntos, aliás, pode contribuir para um maior nível de comunicação entre pais e filhos. Isso ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e mesmo a proteger contra problemas respiratórios, indicam alguns estudos. Além disso, os laços emocionais se tornam mais fortes. Os hábitos alimentares saudáveis também são outro ponto positivo para os almoços ou jantares em família.
Outro fator protetivo de rotinas familiares em conjunto é que a proximidade com os membros da família pode ajudar na identificação de algum transtorno mental nos seus estágios iniciais. Os especialistas em saúde infantil apontam que os problemas comportamentais em crianças e adolescentes são reflexo do nível de proximidade familiar. Estar disponível para os filhos definitivamente não é perda de tempo.
apoio da American Psychological Association

0 comentários:

Postar um comentário