Lidar com o estresse no trabalho fica fácil quando você identifica o que causa esse sentimento, gerencia seu tempo de maneira apropriada e toma providências para evitar ficar mais irritado.
Nenhum lugar é mais propício para que o estresse floresça do que o ambiente de trabalho. Mais de 25% das pessoas afirmam que suas atividades profissionais são o principal estressor em suas vidas. O estresse laboral afeta sua vida profissional e pessoal e sua saúde. A boa notícia é que você não está, necessariamente, à mercê dele. Mas aprender a lidar com o estresse é a única maneira de controlar essa situação.
Os efeitos do estresse
Em pequenas doses, o estresse é até mesmo uma coisa boa, afinal, evolutivamente ele teve sua função. Ele motiva e lhe dá energia para lidar com desafios. Mas de forma prolongada ou excessiva – ou seja, além do que você consegue controlar – o estresse acaba com seu psicológico e com seu organismo. Níveis muito altos de estresse são o ponto inicial para que a depressão, a ansiedade, problemas cardiovasculares e para a baixa na imunidade se instalem.
Os fatores envolvidos no desenvolvimento do estresse crônico podem ser de ordem genética, problemas pessoais ou psicológicos. E o que estressa uma pessoa pode não estressar outra. Então, a primeira coisa a fazer quando se está estressado é identificar os fatores que levaram a essa situação.
Algumas causas do estresse são óbvias (perder o emprego, por exemplo). Mas outras pequenas situações, do dia a dia – como frustrações e até mesmo antipatizar com alguém no trabalho – também podem promover o aumento do seu nível de estresse. E se essas situações não se resolvem, há grandes chances desse tipo de estressor se tornar uma bola de neve e se tornar crônico.
Gatilhos do estresse
Para identificar os fatores que estão lhe estressando, tente fazer uma lista do que você acha que pode ser que está lhe fazendo mal. Escreva em um papel as situações, os eventos ou as pessoas que você tem a impressão de que desencadeiam seu estresse. Faça uma breve descrição do que é cada coisa. Tente lembrar em qual ambiente aconteceu, quem mais estava presente e quais os seus sentimentos e emoções associadas ao momento.
Depois de alguns dias anotando tudo isso, tente pensar em maneiras de resolver essas situações. A melhor maneira de lidar com o estresse é achando maneiras alternativas de mudar as circunstâncias que estão causando isso.
Gerencie melhor seu tempo
Trabalho em excesso é um dos motivos para o desenvolvimento do estresse laboral. Você talvez não dê conta de tudo o que tem de fazer. Tente programar uma melhor administração do tempo para fazer as coisas de modo mais eficiente e se livrar da sensação de peso que suas metas diárias causam.
Trace metas realistas, por exemplo. Seus prazos precisam ser coerentes e é preciso observar seu próprio desempenho diário, para tentar identificar o que pode estar atrasando-o de realizar tudo aquilo que você acredita ser capaz de fazer. Não se esqueça de traçar prioridades, fazendo que as tarefas mais importantes ou mais complexas sejam feitas nas primeiras horas do dia.
Não deixe de manter sua agenda organizada: se necessário, interrompa outras tarefas para se dedicar a apenas um problema. E caso você não esteja dando conta, é hora de conversar com sua chefia. O estresse causado pelo excesso de trabalho não é só problema seu, mas da empresa também. Se isso não adiantar, livre-se de um estressor muito comum nesses casos: a culpa. Você pode ser competente, mas sua empresa não. Acontece em muitos ambientes de trabalho.
E o mais importante: caso seu estresse continue constantemente, procure ajuda profissional. Muitas pessoas não se dão conta como alguns meses de terapia ou acompanhamento psicológico as tornam mais leves e mais preparadas para lidar com as situações estressantes.
com informações da American Psychological Association
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