Estratégias para controlar sua raiva (parte 1)

By | segunda-feira, julho 05, 2010 Leave a Comment

Todos sentem raiva, mas quando isso foge ao controle, os resultados podem não ser bons para a pessoa com esse sentimento nem para aqueles que estão ao redor. Então, quando sentir que o sangue está “quente”, que você vai explodir e que vai levar meia dúzia de pessoas junto, tenha em mente algumas dicas.

Primeiro passo: relaxamento
A base de qualquer terapia de relaxamento está no controle da respiração e na lembrança de atos gentis e lugares acolhedores. Se você está em um relacionamento em que ambos são temperamentais, talvez seja interessante que vocês se engajem em atividades como ioga ou tai chi chuan. Algumas coisas que você já sabe ou vai aprender quando frequentar uma das atividades citadas:
• Respirar profundamente, a partir do diafragma. Puxar o ar usando apenas o peito não vai relaxar você.
• Repita para si mesmo frases de motivação como “relaxe” ou “pega leve”. Faça isso enquanto respira profundamente.
• Use a memória: recobre ou crie fatos que o façam mais motivado e menos angustiado.
• Se você não faz exercícios físicos, é hora de se engajar em uma rotina de atividades. Isso vai relaxar seus músculos e alterar menos seu humor durante o dia.
• Pratique essas atividades ou meditação diariamente. Aos poucos, você vai aprender a se livrar dos sentimentos ruins que a raiva traz de forma automática.
Reestruture sua cognição
Em linhas gerais isso significa mudar o modo como você pensa. Pessoas com raiva tendem a amaldiçoar, xingar ou falar de forma dramática: tudo isso reflete o que passa em seu interior. Quando você está com raiva, tudo se torna exagerado.
Tente substituir esses pensamentos com uma linha de raciocínio mais razoável. Por exemplo, em vez de dizer a si próprio “mas que droga, isso é terrível, está tudo arruinado agora, danou-se” (não é preciso citar aquela outra palavra que é pior que tudo isso junto) tente algo como “isso é frustrante, mas não é hora para ficar nervoso, as coisas se resolvem na sequência, basta focar mais o problema”.
E tenha cuidado com as palavras “nunca” e “sempre” quando falar consigo mesmo ou com alguém próximo. “Isso nunca dá certo” indica algo que por si só é irrealizável, isso nos faz ficar com mais raiva e justificar que não resolveremos o problema. Essas palavras também alienam e humilham as pessoas ao redor, em vez de contribuir para que elas se engajem ou até mesmo lhe ajudem a resolver a questão. Se “isso nunca dá certo”, porque alguém que sabe como resolvê-lo se prestaria a sair da inércia e fazer que dê certo?
Outro exemplo: você marca um encontro com um conhecido e ele se atrasa. Isso acontece repetidamente. O que você deve fazer? Brigar com ele por causa disso ou começar a chegar alguns minutos depois também? A questão é: vai fazer tanta diferença assim? Se a questão for tão importante para você, quem sabe é hora de não marcar mais encontros. Mas aí depende do nível de amizade que você tem com ele.
O mais importante é: a raiva não vai consertar as coisas para você. Provavelmente não vai fazer bem a você também. Pode parecer ótimo extravasar, mas o problema não foi resolvido, apenas se transformou em uma investida contra o mundo. E aí o problema se repete. “Nunca vai ser resolvido” você pode pensar. Está vendo? “Nunca” e “sempre”, na maioria das vezes, não resolve o problema. Outras dicas simples:
• O tempo de cada coisa.
Se você e sua esposa andam brigando demais, por exemplo, tente mudar os horários para conversar coisas sérias. Logo após chegar do trabalho, quando você está distraído, não é o melhor horário. Tentem se concentrar no problema e, de uma forma fria e calculista, resolvê-lo. Só não vale fugir desses problemas para sempre ou então achar que a culpa é sempre dos outros. Isso só vai gerar mais raiva entre os dois.
• O lugar de cada coisa.
Se você está se sentindo muito nervoso, tente compreender o que acontece ao seu redor. Talvez seja algo que aconteça rotineiramente como, por exemplo, ter que lidar com uma escola infantil ao lado da sua janela. Então, talvez seja interessante mudar de lugar com alguém – uma colega de trabalho que tem filhos e já desenvolveu filtros para esse tipo de som. Ou então deixe para resolver os problemas mais sérios em um horário que as crianças já tenham saído. Como dissemos, cada coisa tem seu tempo.
• Busque alternativas
Em um grande centro urbano não dá para ter alternativa para tudo – como o melhor horário para estar no trânsito, pois todo horário é ruim. Mas é possível fugir de outros problemas. Nessa hora é preciso ter certa imaginação e saber o que é possível mudar: um restaurante mais calmo na hora do almoço, fazer meia hora de academia antes de entrar no trabalho (lembre-se: exercícios relaxam) ou ouvir música dentro do carro, para se isolar um pouquinho do mundo. Tudo isso pode ajudar a diminuir os acessos de raiva.
Nesta quarta-feira(07) vamos dar mais algumas dicas de como controlar sua raiva no dia a dia. Até lá.

informações da American Psychological Association

0 comentários:

Postar um comentário