O que está sabotando sua dieta? (parte 1)

By | sexta-feira, julho 09, 2010 Leave a Comment

Comer demais pode ser reflexo da escolha errada dos pratos ou da arrumação da cozinha, algumas vezes. Até mesmo a luz pode influenciar no quanto você come, diz uma pesquisa publicada no periódico Annual Reviews of Nutrition.

Abaixo, alguns sinais do que pode estar errado na sua casa e algumas dicas simples que podem ajudá-lo a ficar mais atento à dieta:
1. Seus pratos são grandes demais
A maioria das pessoas come tudo o que está no prato. Isso é um erro. De acordo com uma pesquisa americana, o tamanho do prato de comida aumentou por volta de 25% nos últimos 30 anos. Seja por causa do design ou do formato (mais ovais ou mais quadrados, por exemplo) os tamanhos são variados e escolher o errado pode levá-lo a comer mais. Brian Wansink, pesquisador do Food and Brand Lab da Universidade Cornell, afirma que com 5 centímetros a menos no diâmetro do prato é possível que a pessoa coma até 22% menos calorias em uma refeição.
Dica: use pratos menores para comidas calóricas e pratos maiores para a salada, por exemplo.
2. Luzes muito fortes
Uma cozinha com muitas luzes pode aumentar o seu nível de estresse, mesmo que pouca coisa. Dessa maneira, seu apetite é estimulado e você pode comer mais rápido que o normal. Diminuir um pouquinho a intensidade da luz usada pode ajudar você a inibir um pouco o apetite.
Dica: luzes indiretas ou mais focalizadas (apenas em cima da mesa, por exemplo) pode ser uma boa pedida.
3. Sua cozinha é desorganizada
Algumas pessoas não gostam de organizar a cozinha da mesma forma como fazem na sala de estar. Mas um espaço desorganizado pode aumentar seu consumo alimentar, pois, se você sente fome, no meio do caminho sempre pode haver um pacote de bolachas altamente calórico ao lado da maravilhosa cesta de frutas. Pode ser inconsciente, mas provavelmente você escolherá as bolachas.
Outra coisa: um local desorganizado, com muitos estímulos visuais, também leva ao estresse. E novamente: estresse aumenta seu apetite, e pior, por comidas calóricas. (veja matéria aqui). E há estudos que indicam que quando você está em um local onde há muitos objetos, seu nível de atenção cai e isso também contribui para que você coma sem perceber. Resultado: algumas calorias indesejadas a mais.
Dica: organize os armários, deixe a mesa apenas com a fruteira em cima, guarde a comida que sobrou em recipientes dentro da geladeira.
- Nesta segunda-feira(12) vamos continuar com a 2ª parte desta matéria - fique ligado.

0 comentários:

Postar um comentário