Amizade colorida: as mulheres conseguem lidar com isso?

By | segunda-feira, julho 05, 2010 Leave a Comment

Seja cautelosa. Apesar da ideia de um relacionamento puramente sexual, sem compromisso, com um bom amigo quando se sente sozinha parecer interessante, diversos estudos mostram que as mulheres, em geral, não se dão bem com isso. Apesar de algumas conseguirem se adaptar à “amizade colorida”, a maioria não consegue. A amizade colorida é basicamente saber separar sexo de paixão e isso pode ser complicado para as mulheres lidarem em longo prazo.
Parte disso é baseada em algo que a psicologia comportamental estuda há muito tempo: o reforço positivo. Mesmo sabendo que seu amigo colorido pode não ter rompantes apaixonados, a relação sexual prazerosa pode fazê-lo parecer o par ideal para algo mais. E isso pode se transformar em paixão. Basta citar isso em algum momento e pronto, a relação pode azedar. Afinal, você sabia dos riscos desde o início, certo?

Outra razão para isso é biológica. Quando homens e mulheres chegam ao orgasmo eles liberam um hormônio chamado oxitocina. É esse hormônio que nos deixa calmos após o sexo. Essa é a chave biológica para que as pessoas se sintam conectadas umas às outras. Diversas pesquisas associam esse hormônio a relações saudáveis e sociáveis. Isso também é outro reforço positivo para fazer que as mulheres se sintam mais próximas do que de fato estão do parceiro (mesmo que conscientemente você saiba que a relação deveria ser temporária).
E tudo isso tem um fundo evolucionário. Os homens são mais preparados para terem menos laços afetivos, enquanto as mulheres são mais focadas em relações estáveis. Essa tensão entre essas duas forças está no âmago do amor romântico. E mesmo tudo isso parecendo antiquado, essas relações foram responsáveis pela sobrevivência da espécie durante muito tempo.
Mas, afinal, as mulheres podem vencer esses fatores e terem amizades coloridas sem se sentirem romanticamente ligadas aos seus parceiros? Provavelmente sim, mas é importante lembrar que mesmo as gerações mais novas – e, portanto, mais distantes de ideais românticos ou mesmo morais, sobre sexo sem compromisso – podem ter dificuldade de lidar com esse sentimento.
Entre as boas dicas para as mulheres que preferem exercitar o sexo casual sem se preocupar com o comprometimento estão o de ter mais de um amigo colorido, assim você não se sentirá ligada a nenhum deles tão intensamente. Outra coisa: quando estiverem juntos, evite falar sobre coisas sérias. Evite o máximo possível conhecer os amigos ou a família dele. Também evite pensar sobre o futuro. Pensar sobre o futuro juntos, então, fora de cogitação. Além disso, nada de passeios juntos para conversar sobre a vida. E, finalmente, não espere nada mais do que vocês têm durante aquelas horas antes, durante e após o sexo: os benefícios desse tipo de relação são esses, dificilmente algo a mais.
com informações da PsychCentral

0 comentários:

Postar um comentário